14 de janeiro de 2016

Não criarás expectativa


Por algum motivo desconhecido você criou expectativas sobre crescer, acreditou que a vida adulta seria uma fase magnifica. Não haveria duvidas, apenas certezas. Você teria um bom emprego, frequentaria as melhores festas, seria uma pessoa resolvida e bem sucedida, com total controle emocional e expert em resolver seus próprios problemas sem precisar de ninguém. Isso era o que você pensava aos 15 anos, e quando fez 18, se frustrou. 

Todo mundo sempre falou para você aproveitar, para não desejar ser mais velho, mas como tudo na vida, você precisou encarar com seus próprios olhos, precisou viver, para dizer que eles tinham razão. Descobriu que suas verdades absolutas aos 15 anos eram apenas mundos imaginários e utópicos criados pela sua imaginação fértil - e claro, levemente influenciado pela internet. 

A internet te mostrou a vida que você gostaria de viver, te mostrou a festa, o álcool, a libertinagem da tão sonhada maioridade. Mas esqueceu de te dizer que você precisaria trabalhar, que você não teria resposta para a maioria das perguntas e que estaria mais perdido do que nunca, pois as coisas não estavam do jeito que você ingenuamente sonhou. 

É tão desesperador ver a verdade cuspindo na sua cara e mostrando que não é tão legal assim, nem tão surpreendente, e aliás, o mais surpreendente é entender que os adultos são mais parecidos com você do que você imaginava, e que eles sentem medo, choram, precisam de ajuda e vivem tendo dúvidas sobre tudo, sempre.

Você vai vivendo, crescendo e amadurecendo. Não pense na vida como, adolescência, fase adulta e velhice. Ninguém nunca sabe tudo sobre a vida, e nunca saberá. Ter 20, 30, 40, 50 anos e não entender o que está acontecendo com a sua vida não o torna um completo ignorante, só mostra que o amadurecimento psicológico é eterno e que nós nascemos para aprender, e morremos sem saber de tudo.