8 de janeiro de 2016

Fotografia no cinema I


Não me lembro quando, nem onde comecei a me interessar por direção de fotografia ou cinematografia - chamem como quiser.
Para quem não sabe cinematografia é a fotografia aplicada no cinema.
Sabe aquela cena maravilhosa que fica parada por alguns minutos, com planos bem contemplativos e que se pausa-se o filme daria uma bela fotografia? Então, quem é responsável por isso é o diretor de fotografia. Na verdade ele é responsável por muitas coisas no set de filmagem do filme, como: Posição de câmera, iluminação, temperatura da iluminação e aonde estarão posicionados todos esses elementos, mas tudo isso que ele faz é para contribuir para a fotografia final do filme e quem sabe ganhar o Oscar de melhor direção de fotografia. Um diretor de fotografia precisa entender muito bem a mensagem do filme para que a fotografia contribua de forma certa para o resultado final. O prêmio de melhor fotografia no Oscar é entregue desde 1929, e o primeiro vencedor foi o filme Sunrise. Desde então o prêmio é entregue e a academia está cada vez mais exigente.
Listei logo abaixo os vencedores dessa categoria desde 2000 até 2008, veja:

Em 2000, American Beauty (Beleza Americana) venceu essa categoria do Oscar. Conrad Hall é o diretor de fotografia do filme, que também foi indicado em 1966, 1967, 1968, 1976, 1989, 1994, e 1999. Antes da década de 2000, um outro filme seu ganhou o Oscar de 1970 o Butch Cassidy and The Sundance Kid (Dois Homem e um Destino)


Em 2001, o vencedor foi um filme chinês do diretor de fotografia Peter Pau, que infelizmente não teve outras indicações ao Oscar. 
Wohu Canglong, seu título em inglês é Crouching Tiger, Hidden Dragon (O Tigre e o Dragão).


Em 2002 foi a vez do The Lord of the Rings: The Fellowship of The Ring (O Senhor dos Anéis e a Sociedade do Anel) ganhar o Oscar. O diretor de fotografia foi o Andrew Lesnie que continuou trabalhando com a saga do Senhor do Anéis e o Hobbit.


Em 2003 voltamos a ver o nome do diretor Conrad Hall em ação, ele ganhou um prêmio póstumo com a fotografia do filme Road to Perdition (Caminho para perdição) que foi o ultimo filme dele.


Em 2004 Master and Commander: The Far Side of The World (Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo) do diretor de fotografia Russel Boyd.


Em 2005 o diretor de fotografia premiado foi Robert Richardson com o filme The Aviator (O Aviador) que tem como ator principal o querido Leonardo DiCaprio.
Em 1992 ele também ganhou o premio com o filme JFK.


Memoirs Of a Geisha (Memórias de uma Gueixa) foi o filme ganhador na categoria de melhor fotografia em 2006. O diretor responsável pela fotografia é o Dion Beebe que também foi indicado em 2003 com o filme Chicago.


Em 2007 El Laberinto Del Fauno (O Labirinto do Fauno) um filme mexicano do Guillermo Del Toro e a direção de fotografia ficou por conta do Guillermo Navarro.


There Will Be Blood (Sangue Negro) é o filme vencedor dessa categoria em 2008 e o ultimo filme da nossa lista de hoje, é um filme norte-americano e sua fotografia foi dirigida por Robert Elswist.


Chegamos ao final dessa lista imensa, mas ainda faltam títulos de 2009 a 2015 que serão listados em outro post. Em breve será divulgada a lista de indicados ao Oscar 2016 e por isso eu acho importante relembrar os vencedores para mostrar como a academia mudou e como os filmes mudaram e se adaptaram com a sua fotografia através do tempo. Espero que essa lista tenha chamado a atenção de vocês para essa talvez um pouco esquecida categoria do Oscar e que vocês consigam enxergar boas fotografias nos filmes que assistirem.